quarta-feira, 7 de agosto de 2019

GESTORES ESCOLARES FIQUEM ATENTOS: INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE VÍDEOS DE CURTA METRAGEM SE ENCERRAM DIA 25 DE AGOSTO


REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE VÍDEOS DE CURTA-METRAGEM.

A Comissão Organizadora da Mostra Viver Ciência 2019 torna público o regulamento do concurso de Vídeos de Curta-metragem, para a participação dos alunos das escolas públicas e privadas, conforme as condições contidas neste regulamento.

CAPÍTULO I – DA PARTICIPAÇÃO/CATEGORIAS

1. Poderão participar os curtas-metragens que se constituam nas categorias a seguir:
A. Fundamental II – Equipes com alunos regularmente matriculados no ensino fundamental II, nas escolas públicas e privadas;
B. Médio – Equipes com alunos regularmente matriculados no ensino médio e profissionalizante, nas redes públicas e privadas;
C. EJA e Programas Especiais – Equipes com alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos e Programas Especiais, regularmente matriculados nas redes públicas e privadas.

CAPÍTULO II – DO TEMA
1. O tema central do concurso de vídeos de curta-metragem é: Bioeconomia: Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES
1. As inscrições dos curtas-metragens (curtas) e respectivas equipes serão feitas, exclusivamente, através do site: www.viverciencia.see.ac.gov.br, no período de 24 de junho a 25 de agosto de 2019.
2. Serão aceitas as inscrições de equipes com, no máximo, 6 (seis) pessoas por curta, sendo até 5 (cinco) alunos e 1 um(a) professor(a) orientador(a), responsáveis pela produção.
2.1. Será permitida a participação de figurantes/coadjuvantes, sem limite de quantidade, mas que não constarão como responsáveis pela obra.
3. Será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição e seus anexos (II e IV).
4. Não há limites de inscrição de Curtas por professor/orientador.

CAPÍTULO IV – DA SELEÇÃO/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Todo os vídeos deverão ser postados no youtube até o dia 25 de agosto de 2019 (último dia de inscrição), para que equipe de avaliação tenha acesso aos curtas.
1.2. Os likes e visualizações desses vídeos não postados nos seus respectivos canais das escolas não contarão para o resultado final do concurso.
2. Todos os curtas-metragens inscritos participarão de uma avaliação, que ficará a cargo da Comissão de Seleção, que classificará até 5 (cinco) curtas por categoria.
3. Será divulgada uma lista, no site: www.viverciencia.see.ac.gov.br, com todos os curtas classificados, até o dia 21 de setembro de 2019.
4. Os critérios para avaliação são: vídeo inédito e produzido pelos(s) próprios(s) alunos(s) inscrito(s), sem a coprodução de estúdios e/ou de emissora de TV, originalidade e criatividade, roteiro (sequência lógica da história), qualidade técnica (vídeo e áudio) e artística clareza de apresentação e relevância do conteúdo em relação ao Tema da Mostra Viver Ciência 2019.

CAPÍTULO V – DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
1. A Comissão de Seleção será constituída por profissionais da área de áudio visual, educação, comunicação, produção cultural e/ou pessoas indicadas pela Comissão Organizadora da Mostra Viver Ciência 2019.
2. Serão classificados para a votação os 5 curtas que alcançaram a maior pontuação dentro dos critérios estabelecidos no anexo IV.

CAPÍTULO VI – DA VOTAÇÃO
1. Os 5 (cinco) melhores curtas, por categoria, selecionados pela Comissão de Seleção, serão disponibilizados para votação do público, no Canal Oficial da Mostra Viver Ciência 2019, no Youtube.
2. Para o voto popular, será considerada a somatória de Likes (10 pontos) e visualizações (1 ponto) do curta no Canal Oficial da Mostra Viver Ciência 2019 no Youtube.
3. O período de votação, no Canal Oficial da Mostra Viver Ciência 2019, no Youtube, acontecerá das 00:00h do dia 23 de setembro até às 12:00h do dia 24 de outubro de 2019.
4. Somente os likes e visualizações dos curtas, realizados no canal oficial da Mostra Viver Ciência 2019, serão contados para a avaliação final do concurso.

CAPÍTULO VII – DOS CRITÉRIOS DA PRODUÇÃO
1. Estarão aptos à análise, os curtas produzidos por, no máximo, 06 (seis) integrantes, conforme o item 2 e 2.1 do capitulo III.
2. Os curtas deverão conter, no mínimo, (02) dois minutos e, no máximo, (05) cinco minutos, incluindo os créditos do início e do final.
2.1. Os créditos finais devem ter no máximo 30 segundos.
2.2. Na abertura do vídeo deve constar o tema da Mostra Viver Ciência 2019 (Bioeconomia: Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia) e o tema do curta-metragem, que deve estar de acordo com o tema da Mostra.
3. Os curtas deverão conter nos créditos finais, ficha técnica especificando produtores, integrantes com suas respectivas funções, unidade de ensino, elenco e ano da produção.
4. Serão aceitos curtas captados por celulares, tabletes, filmadoras e máquinas fotográficas.
5. O conteúdo dos curtas deverão ser inéditos e produzidos pelo(s) próprio(s) aluno(s) sob a orientação de professores inscritos, sem a coprodução de estúdios e/ou de emissoras de TV.
6. Não serão permitidas a inserção de cópias (parciais ou integrais) de vídeos da internet no curta, em virtude da própria concepção do concurso que privilegia práticas de protagonismo dos alunos.
6.1. Serão permitidas apenas vinhetas nos créditos iniciais e finais, que não detenham direitos autorais.
7. Não serão aceitos curtas de cunho promocional, político-partidário, de caráter ofensivo, preconceituoso, racista e/ou de conteúdo sexual implícito e/ou explícito.
8. Os curtas podem ser dos gêneros: ficção, documentário, animação, etc. (ANEXO IV).

CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO

1. A premiação acontecerá no evento cultural de encerramento da Mostra Viver Ciência 2019, no dia 24 de outubro de 2019 às 16:00hs no palco cultural da Mostra Viver Ciência.
2. Será premiado o curta mais votado em cada categoria, conforme critérios estabelecidos no Capítulo VI – Da Votação.

CAPÍTULO IX – DA CERTIFICAÇÃO
1 Os certificados de participação serão emitidos para todas as escolas e suas respectivas equipes responsáveis pelos curtas, inscritos que forem classificados, por categoria.

CAPÍTULO X – DO CRONOGRAMA
1. Envio das inscrições: 24/06 a 25/08 de 2019. (http://www.viverciencia.see.ac.gov.br/inscri%c3%a7%c3%b5es-curtas.html)
2. Avaliação dos curtas: 26/08 a 20/09 de 2019.
3. Data da divulgação da lista dos classificados: 21/09 de 2019.
4. Data de postagem dos classificados no canal do Youtube da Mostra Viver Ciência 2018: 23/09 de 2019.
5. Data de votação: das 00:00hs do dia 23/09 até as 12:00h do dia 24/10 de 2019.
6. Data da realização do evento da Mostra Viver Ciência 2018: 23 e 24/10 de 2019.
7 Data da premiação: 24/10 de 2019.

CAPÍTULO XI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A Comissão Organizadora fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados, de forma gratuita e por tempo  indeterminado, podendo realizar a exibição do curta, para fins institucionais e educacionais, sem finalidade lucrativa, inclusive, nas próximas edições da Mostra Viver Ciência.
2. É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do(s) curta(s). 
3. Os participantes deverão declarar expressamente possuírem todas as licenças necessárias, autorizações e direitos para utilizarem toda e qualquer propriedade intelectual e de imagem de terceiros, estando a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre, isenta de qualquer responsabilidade.
4. Os Curtas inscritos para este evento poderão ser difundidos por diversos meios de comunicação. 
5. Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora da Mostra Viver Ciência 2019.
6. Para informações adicionais ou dúvidas, enviar e-mail para viverciencia.see@gmail.com.

Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Rio Branco – AC, 11 de junho de 2019.

Comissão Organizadora
VIVER CIÊNCIA 2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário