segunda-feira, 29 de abril de 2019

Alunos da Escola Neutel Maia iniciam curso de Informática Básica

Informática Básica na Escola Neutel Maia
 (Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizaram na manhã desta terça-feira, 23, a Aula Inaugural das primeiras turmas do curso de informática básica na escola Neutel Maia.

Essa é uma ação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SEE, com previsão de ser estendida a todas as escolas estaduais, de maneira que fortaleça o ensino da tecnologia junto aos estudantes.A escola Neutel Maia foi escolhida como piloto do projeto e atende duas turmas no período da manhã e duas turmas à tarde. A seleção foi feita pela equipe da escola e cada turma possui 20 alunos, que estudam no contra turno. As aulas acontecem duas vezes por semana. A duração do curso é de dois meses e meio, com carga horária de 40h.

“É uma ação inovadora, pois os cursos antes eram oferecidos apenas no Centro de Referências e Inovações Educacionais (CRIE) e agora nós vamos chegar às escolas oferecendo o curso de informática básica para os alunos. Foi um pedido que o governador fez ao Secretário de Educação Mauro Cruz, que prontamente atendeu, e a secretaria tem aproximado os serviços e as ações ao aluno dentro da escola. É a educação fazendo a sua parte, fazendo com que o acesso a informação digital chegue aos seus filhos” esclarece a chefe do departamento de Inovação, Raquele Nasserala.

Ação do Estado junto a SEE com o NTE nas escolas
(Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE)
A SEE está priorizando as ações nas escolas e está disponibilizando aos alunos da rede estadual o acesso a informação digital. A próxima escola que será atendida é a escola Heloísa Mourão Marques. A equipe do NTE, no entanto, garante que a qualidade do ensino nas escolas é a mesma oferecida nos espaços do CRIE.

“Está sendo bem gratificante receber esse projeto na escola. Quando recebemos a proposta abraçamos a oportunidade e os alunos aderiram em peso, os pais estão apoiando e nos procurando para inserir seus filhos. É uma oportunidade única, tanto para os alunos quanto para as famílias, que não precisam pagar pelo curso”, afirma a profª Maria de Jesus Pontes, gestora da escola Neutel Maia.
Aula inaugural do Curso de Informática Básica
(Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE)
Segundo Katrine Vitória, aluna do 7º ano, é uma grande oportunidade poder fazer o curso, pois há tempo estava tentando e não conseguia uma vaga, e agora que o curso está sendo oferecido na escola, aproveitou a chance, pois tem o sonho em se especializar em tecnologia da informação futuramente.

De acordo com Raquele Naserala, que já foi gestora da escola Neutel Maia, o laboratório de informática já existe há algum tempo, mas antes só era utilizado para outras atividades escolares e quase nunca os alunos usavam as máquinas, somente para fazer pesquisas na internet e agora vão poder fazer o curso, se capacitar e receber um certificado.

Por Clícia Araújo Ascom/SEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário